Voltar ao site

Chile: disputa acirrada marca eleições presidenciais de domingo

14 de novembro de 2025

Nota da Redação

Veja quem são os 8 candidatos que estão na disputa.

As eleições presidenciais chilenas estão muito disputadas e o 1°. Turno acontece já neste domingo, 16 de novembro.

No campo do atual governo Boric, temos a candidatura de Jeanette Jara, do Partido Comunista Chileno, que concorre encabeçando uma frente ampla de partidos de esquerda e centro-esquerda.

Jara defende a continuidade e o aprofundamento do projeto político da atual administração progressista. Foi Ministra do Trabalho do governo Boric. Ela lidera a maioria das pesquisas de opinião.

A oposição de direita se apresentou fragmentada nestas eleições. Mas, o candidato do Partido Republicano, José Kast, um político ultra-reacionário de extrema direita e aliado de Trump, é o mais bem colocado nas pesquisas. Ele foi derrotado por Boric no segundo turno das eleições presidenciais de 2021, quando ficou conhecido como o "bolsonaro chileno".

Dificilmente estas eleições se definirão no primeiro turno. E, embora o cenário ainda esteja aberto, Kast desponta como favorito para enfrentar Janette num eventual segundo turno, que já está marcado para 14 de dezembro deste ano.

A vitória de Jeanete Jara é o único caminho possível para manter o progressismo no governo chileno e derrotar o trumpismo e a extrema direita chilena.

Veja quem são os 8 candidatos que estarão na disputa do próximo domingo:

Jeanette Jara, do Partido Comunista Chileno. Concorre por uma frente ampla de partidos de esquerda e progressistas. Ex-Ministra do Trabalho de Boric, lidera as pesquisas e é a única opção de esquerda que pode ganhar estas eleições.

José Kast, do Partido Republicano, extrema direita. Um aliado de Trump. Perdeu o segundo turno nas eleições passadas, em 2021, para Boric. Favorito para disputar o segundo turno contra Lara.

Evelyn Matthei, candidata apoiada por partidos da direita tradicional chilena. Foi Ministra do Trabalho do governo direitista de Sebastián Pinera e também já ocupou a prefeitura de Providência.

Johannes Kaiser, ex-membro do Partido Republicano de Kast, agora disputa as presidenciais pelo Partido Nacional Libertário, uma organização radical de extrema direita.

Franco Parisi, economista, mais uma candidatura de direita, embora seja considerado mais moderado. É candidato pelo Partido da Gente.

Marco Enríquez-Ominami, ex-deputado do Partido Socialista, mas nesta disputa se candidatou de forma independente. Ele disputará a presidência pela 5ª. vez, foi o político que mais vezes disputou o cargo.

Harold Mayne-Nicholls, jornalista, também é um candidato independente. Ele é conhecido por ter sido presidente da Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP).

Eduardo Artés, fecha a lista, um candidato de esquerda, professor e ex-dirigente do Partido Comunista Chileno (Ação Proletária). Candidato pela 3ª vez, disputa também de maneira independente.

Informações: