Voltar ao site

Da Espanha à França e de Portugal à Itália, passando pela Albânia: a juventude europeia sem futuro se revolta

29 de outubro de 2026

POR MARTÍN CÚNEO

Em aliança com outros setores e movimentos de outras idades e percursos, uma juventude politizada e farta de não ter futuro traz para a Europa os ecos das revoluções da Geração Z.

Desde maio de 2025 até julho deste ano, a chamada Geração Z — jovens nascidos por volta da virada do milênio — impulsionou ou tornou-se o rosto mais visível das revoltas que abalaram a vida política de países tão dispersos e diversos como Bangladesh, Nepal, Indonésia, Marrocos, Madagáscar, Peru, Bulgária, Filipinas, os Camarões, Timor-Leste ou Índia.

No Nepal, Madagáscar, Bangladesh e Bulgária, contribuíram ou provocaram diretamente a queda do Governo. Em outros casos, as revoltas conseguiram a revogação de privilégios (Timor ou Indonésia), conquistaram aumentos sem precedentes nos serviços públicos (Marrocos) ou provocaram a demissão de ministros (Índia).

Não foram apenas os jovens que se mobilizaram, mas, em todos estes casos, tornaram-se o núcleo de coligações mais amplas com outros setores insatisfeitos para protestar contra a desigualdade, os privilégios, a corrupção, a deterioração do nível de vida, a pobreza e a crise económica.

Esta fórmula está se repetindo neste outono em muitos países europeus, uma região que mal tinha sentido os abalos sísmicos daquelas revoltas.

A Espanha, tal como há 15 anos, tornou-se uma fonte de inspiração para outros países com a revolta pela habitação iniciada pelo Sindicato das Inquilinas, na sequência do despejo de Maricarmen, no último dia 23 de setembro. Embora os protestos tenham tido, inicialmente, um caráter intergeracional, os acampamentos foram e continuam a ser protagonizados por jovens que já nasceram no século XXI, que não têm mais de 25 anos e encaram com desconfiança o seu futuro, a sua capacidade de se tornarem independentes ou de construírem uma vida própria.

O movimento pela habitação — que vai muito além da Geração Z — conseguiu estabelecer alianças com outros grandes movimentos dos últimos anos: a luta pela saúde e pela educação pública. Estas causas convergiram nas últimas semanas em mobilizações históricas com uma presença significativa de trabalhadores e reformados, mas também de uma onda de jovens nascidos neste século, uma diversidade que desafia as definições simplistas. As mobilizações no âmbito da greve da educação em Madrid, especialmente na Universidade Complutense, deixaram imagens de ocupações, bloqueios, piquetes, manifestações, protestos e uma repressão policial desenfreada.

As alianças estenderam-se também ao mundo do trabalho com a convocatória da greve geral de 11 de novembro e a criação de centenas de comitês para a preparação da paralisação. Embora não expliquem tudo, tanto na habitação como na educação, a chamada Geração Z e, em alguns casos, a Geração Alfa — nascidos após 2010 — estão desempenhando um papel determinante, revelando-se uma juventude muito mais politizada e disposta a mobilizar-se do que os estereótipos e os grandes meios de comunicação social sugeriam. Ainda mais evidente é o caso da França e da revolta nos liceus.

França

Para além de Espanha, o outro grande foco de protestos na Europa é a França, onde a resposta dos estudantes ao pacote de cortes voltou a colocar o presidente Emmanuel Macron perante uma crise de governo. O movimento iniciado pelos alunos do ensino secundário do norte de Paris — que pertencem, na verdade, à Geração Alfa — alastrou-se a mais de mil escolas secundárias, chegou às universidades e ganhou força nos sindicatos de trabalhadores e nas associações de pais e mães de alunos. Na terça-feira, 6 de outubro, mais de meio milhão de pessoas saíram às ruas para protestar contra as medidas neoliberais de Macron.

A poucos meses das eleições presidenciais, com as sondagens a apontar para uma vitória renhida da extrema-direita, os bloqueios em centenas de escolas e as manifestações que reúnem cada vez mais setores da população alteraram um cenário que parecia já estar traçado.

Na manifestação de 13 de outubro, centenas de milhares de pessoas, na sua maioria jovens, voltaram a sair às ruas para protestar contra os cortes anunciados de 54 mil milhões e exigir melhorias num sistema educativo que segrega e perpetua as desigualdades sociais. Na marcha, a ativista climática Greta Thunberg estabeleceu paralelos entre a mobilização dos estudantes franceses, o Movimento das Baratas da Índia — que surgiu entre estudantes que exigiam reformas no sistema educativo — e o movimento pela habitação em Espanha, uma nova onda de protestos de jovens que vêem como lhes “roubam o futuro”.

O movimento estudantil francês começou por exigir a renovação dos estabelecimentos de ensino, mais pessoal e mais bolsas de estudo, melhores salários e residências estudantis. Mas a revolta dos liceus ultrapassou as reivindicações iniciais para se tornar uma rebelião contra a política de austeridade do Governo de Macron. Juntaram-se aos protestos a CGT — o principal sindicato do país —, o Partido Socialista e a França Insubmissa, de Jean-Luc Mélenchon. As mobilizações foram recebidas com violência policial que deixou, pelo menos, 387 estudantes, manifestantes e professores feridos. Quatro destas agressões resultaram em mutilações. Numa investida policial, um jovem de 15 anos perdeu uma mão devido a uma granada de atordoamento. Desde o início dos protestos, a 17 de setembro, mais de 8.000 pessoas foram detidas, sendo nove em cada dez menores de idade.

Este sábado, 17 de outubro, uma nova mobilização reuniu quase um milhão de pessoas — segundo os organizadores — em 500 ações e 90 manifestações por todo o país, entre estudantes, “coletes amarelos” e trabalhadores convocados pelos principais sindicatos. Os confrontos com a polícia resultaram em distúrbios em várias cidades. Mais de 1.800 pessoas foram detidas. Em Lyon, o posto de turismo foi incendiado. Em Limoges, o fogo devorou o edifício da Câmara Municipal. Carros virados, grandes lojas saqueadas, mobiliário urbano destruído e os clássicos paralelepípedos das revoltas francesas marcaram um dia caótico, no qual as autoridades locais e do Governo central ficaram completamente assoberbadas.

Como pano de fundo, está a tramitação de um projeto de lei que pretende conter um défice de 5%, utilizando parte do orçamento da educação para pagar pensões, ao mesmo tempo que impõe um corte maciço nos serviços públicos. Um projeto cuja aprovação definitiva está cada vez mais distante, após a oposição manifestada nas ruas.

O analista e correspondente do The Guardian Jon Henley estabeleceu uma ligação entre as mobilizações em Espanha e em França. Embora tenham origens e percursos diferentes, “as duas ondas de protestos, lideradas principalmente por jovens, ilustram um problema crescente para os governos da Europa Ocidental: uma geração de jovens que se sente cada vez mais privada da segurança socioeconómica básica de que, em geral, os seus pais usufruíram”. Enquanto o partido de Mélenchon se alinhou com os manifestantes e aumenta a sua popularidade entre uma juventude que o apoia maciçamente, explica este analista, a extrema-direita de Marine Le Pen “está a jogar a carta da ordem pública”, divulgando imagens de distúrbios, incêndios e barricadas. De acordo com dados fornecidos pela polícia, cerca de mil agentes ficaram feridos. A influência da revolta dos liceus estendeu-se a outros países vizinhos, especialmente à Itália e à Bélgica.

Bélgica

O movimento de protesto em França alastrou-se à vizinha Bélgica, onde milhares de estudantes saíram às ruas para protestar contra o aumento das propinas, as salas de aula superlotadas e a falta de recursos nas escolas. Nos confrontos de 7 de outubro, 107 jovens foram detidos em Liège. Desde o início dos protestos no país, mais de 200 jovens foram levados à esquadra. Entre os slogans mais repetidos destacavam-se “Lutamos por um direito, não por um privilégio” ou “Escolho a educação, não os Jogos da Fome”.

Também terminou em distúrbios, cargas policiais e gás lacrimogéneo a manifestação convocada pelos sindicatos contra a austeridade, a 9 de outubro, em Bruxelas, que reuniu uma multidão entre 30.000 e 50.000 pessoas. Tal como em França, o pano de fundo é o debate sobre os orçamentos anuais que pretendem reduzir a dívida pública, ao mesmo tempo que aumentam as propinas, o preço dos transportes e o custo de vida. Os sindicatos ameaçam convocar uma greve geral no final de novembro se o Governo mantiver as propostas de reforma da indexação automática dos salários, do aumento do IVA, do cálculo anual da jornada de trabalho ou dos cortes que afetam as ajudas sociais e os serviços públicos.

Na Bélgica, França, Alemanha, Espanha e outros países, foi convocada uma greve geral no setor da educação para 20 de novembro, a fim de continuar a protestar contra os cortes nas escolas, institutos e universidades.

Itália

Segundo informa Il Manifesto, neste dia 17 de outubro, centenas de milhares de estudantes italianos saíram às ruas numa manifestação espontânea contra os cortes na educação, a precariedade laboral e a guerra, unindo reivindicações educativas, sociais e ambientais numa frente comum contra as políticas de direita. Os confrontos entre a polícia e os manifestantes degeneraram em violência em Milão, Turim e Bolonha, onde se repetiram as cenas de gás lacrimogéneo, canhões de água e jovens a protestar contra o aumento do custo de vida e o Governo de Giorgia Meloni. Em Roma, o sindicato CGIL e mais de cem organizações convocaram uma marcha para exigir salários mais altos, serviços públicos, impostos mais justos e menor despesa militar. Convocaram uma greve geral para 20 de novembro, no mesmo dia da greve geral da educação em toda a Europa. A capital já tinha assistido, no dia anterior, 16 de outubro, a manifestações estudantis que exigiam medidas urgentes face à crise climática e melhorias estruturais no sistema educativo. As mobilizações de sexta-feira também chegaram a Milão, Bolonha, Turim, Génova, Pisa e Nápoles, centradas na denúncia do elevado custo de vida e na rejeição do rearmamento.

Em Roma (Itália), a 15 de outubro, coletivos de habitação montaram um acampamento na Piazza dei Cinquecento, em frente à estação de Termini, rebatizada como “Piazza Maricarmen Abascal”.

Sérvia

À medida que se aproxima o segundo aniversário daquele 1 de novembro de 2024, dia em que uma cobertura ruiu na estação ferroviária de Novi Sad, o movimento social gerado por aquele incidente, que provocou a morte de 16 pessoas, enfrenta um novo desafio: vencer as eleições legislativas.

Esse movimento descentralizado, sem figuras de proa, composto na sua maioria por jovens da Geração Z, organizou acampamentos, ocupações nas universidades, bloqueios, marchas e manifestações para denunciar a corrupção do Governo de Aleksandar Vučić, a quem atribuem a culpa pelo desabamento daquela cobertura.

Há um ano, mais de dez mil jovens prestaram homenagem às vítimas naquela estação e exigiram mais investimento na saúde e na educação, responsabilização penal pelas mortes e a demissão de Vučić. Agora, com a aproximação das eleições legislativas de 25 de outubro, uma lista composta por professores, académicos e ativistas lidera as sondagens.

Nos dias 7, 10 e 11 de outubro, dezenas de milhares de jovens manifestaram-se para demonstrar o seu apoio à candidatura Studentska lista – Studenti pobeđuju (Lista Estudantil – Os Estudantes Vencem), cujos representantes foram eleitos pelos estudantes em assembleias abertas. A 22 de outubro, espera-se uma grande mobilização para apoiar esta lista que surge do movimento estudantil, uma oportunidade histórica para desafiar o poder que Vučić detém no país há mais de uma década.

Portugal

A 10 de outubro, sob o lema “Não Dá Mais para Viver Assim”, mais de 30 organizações sociais portuguesas convocaram manifestações em Lisboa, Porto, Funchal, Braga e Aveiro. Numa mobilização inspirada nas revoltas em Espanha e em França, milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra os elevados preços da habitação e o custo de vida. “Ser jovem é como entrar num jogo de Monopólio em que todas as ruas já foram compradas e todos os hotéis foram construídos por todo o lado”, afirmava o sociólogo português Alessio Motta.

As bandeiras lembravam os protestos na Porta do Sol e em tantas outras praças espanholas: “Queremos um salário que nos permita pagar a habitação e viver”, “Menos turismo. Mais bairro”, “Não consegues pagar a renda? Então monta a tua tenda” ou “Isto não é uma crise. É uma emergência”. Também nos cânticos de “Viva Maricarmen!” e “Como em Espanha, todos à rua” ficava clara a influência do país vizinho.

Os manifestantes protestam contra a perda de poder de compra, mas também contra a reforma da lei dos arrendamentos, que pretende dar ainda mais liberdade aos senhorios para aumentar os preços e facilitar os despejos.

No final da marcha do Porto, a 10 de outubro, na qual participaram cerca de 2.000 pessoas, os manifestantes montaram tendas na Praça D. João I, no centro da cidade. Dois dias depois, a polícia desocupou a praça e desmontou as tendas, mas os manifestantes não demoraram a regressar à praça com sacos-cama para ocupar o espaço e passar a noite ali.

Numa assembleia, os ocupantes da praça decidiram desobedecer à ordem da Câmara Municipal e voltar a montar as tendas. Na madrugada de 15 de outubro, às 3h, a polícia avançou contra o acampamento. A brutalidade da intervenção policial ficou registada em dezenas de vídeos. Pelo menos 37 pessoas ficaram feridas devido à violência policial. A resposta da população do Porto foi massiva e reconquistou a praça com uma multidão de apoio. A 17 de outubro, milhares de pessoas manifestaram-se em Lisboa contra o aumento do custo de vida e em defesa do direito à habitação. Os manifestantes reuniram-se na central Praça do Rossio, onde montaram um grande acampamento. Seguindo o exemplo da Espanha e da França, exigem a convocação de uma greve geral em novembro.

Albânia

Num contexto de grande conflito que já se fazia sentir desde antes do verão, a 13 de outubro o movimento estudantil entrou em cena com mobilizações em massa que culminaram em violentos confrontos com a polícia. Os estudantes protestam contra as más condições nas universidades, o aumento do custo dos estudos, a falta de bolsas de estudo e de perspetivas económicas, a desigualdade e a corrupção. A repressão brutal, com camiões de água e gás lacrimogéneo, fez com que as mobilizações se intensificassem, transformando-se, no dia seguinte, numa verdadeira revolta contra o Governo.

A 14 de outubro, dezenas de milhares de estudantes saíram às ruas de Tirana. Os meios de comunicação e os vídeos relataram incêndios parciais no Ministério da Educação, em gabinetes governamentais e em agências bancárias. Desde que o primeiro-ministro Edi Rama conquistou um quarto mandato em maio, tem enfrentado um descontentamento crescente devido à corrupção no seu gabinete e entre outros altos funcionários. As denúncias de clientelismo, que limitam a possibilidade de conseguir emprego no país, e a dimensão que o exílio económico atingiu — 44% dos albaneses vivem no estrangeiro — acentuaram o desânimo entre os mais jovens devido à falta de oportunidades.

Entre os exemplos mais marcantes de corrupção, o presidente da câmara de Tirana, Erion Veliaj, do mesmo partido do primeiro-ministro, foi detido por branqueamento de capitais e ocultação de património e governa a partir da prisão. Um avatar gerado por IA anuncia as suas medidas.

A oposição ao Governo de Rama não é nova. Arrasta consigo uma rejeição popular maciça a um complexo de luxo promovido por Jared Kushner, genro de Donald Trump, situado na costa sul da Albânia. O que começou como um conflito ambientalista local transformou-se numa onda de protestos que abalou o país e agitou o sentimento nacional. A chamada “Revolução dos flamingos” atingiu um ponto de viragem em junho passado, quando se divulgou um vídeo de um manifestante a ser espancado no terreno do resort. Os protestos transformaram-se rapidamente numa onda de rejeição ao Governo com slogans como “Rama, demite-te”, um cântico que, nestes dias, volta a ouvir-se com mais força. Esta quarta-feira, os protestos alastraram-se às universidades de Elbasan e Shkodra. Na quinta-feira, o movimento estudantil lançou um ultimato: não vão parar até que Rama se demita. E no sábado, dia 17, os protestos recomeçaram, com incêndios em vários pontos da cidade, entre os quais a sede do Supremo Tribunal e do Banco Central.

Países Baixos, Alemanha, Irlanda e Grécia

O despejo de Maricarmen e a reação do movimento pela habitação causaram, para além de em Portugal, uma forte comoção nos Países Baixos, onde grupos ativistas convocaram manifestações e montaram tendas pontualmente em Amesterdão, Almere e Haia.

E não se trata apenas de solidariedade. Os problemas de habitação em Espanha repetem-se nos Países Baixos: promessas não cumpridas de construção de novas habitações sociais, enquanto as rendas aumentam “vertiginosamente”, a oferta de habitação acessível é “cada vez mais escassa”, o número de pessoas sem-abrigo aumenta e “culpa-se os imigrantes” pela crise, segundo denuncia a Woonopstand (Revolta pela Habitação), uma plataforma de organizações sociais. A 10 de outubro, uma manifestação numerosa em Amesterdão exigiu, no Dia das Pessoas Sem-Abrigo, “casas para as pessoas, não para o negócio”.

A 10 de outubro, cerca de 2000 pessoas manifestaram-se também em Potsdam (Alemanha) contra os despejos e as rendas exorbitantes. Sob o lema “Dêem-nos os apartamentos! Baixem as rendas!”, os manifestantes, na sua maioria jovens, protestavam contra os promotores imobiliários que compram edifícios da cidade para depois expulsarem os seus vizinhos: “Estamos furiosos por a cidade de Potsdam continuar a estender o tapete vermelho a estes tubarões imobiliários”. Houve, além disso, mobilizações de solidariedade com Espanha em Londres, Dublin e Bruxelas nos primeiros dias de outubro.

Os protestos pela educação, contra os cortes e a austeridade inscrevem-se num processo de remilitarização da Europa, com um aumento significativo das despesas militares e a proposta de regresso ao serviço militar obrigatório em muitos países. Na Alemanha, a 25 de setembro, cerca de 45.000 jovens saíram à rua em cem cidades para rejeitar a reintrodução do serviço militar obrigatório. Também para denunciar os cortes sociais e na educação, enquanto o país aumenta as despesas com armamento.

Os protestos pela habitação também chegaram à Grécia. Na noite de 13 de outubro, membros de organizações estudantis de Atenas montaram tendas na Praça Syntagma para protestar contra as dificuldades que os jovens estudantes enfrentam para encontrar uma habitação digna, numa luta inspirada pelos acampamentos espanhóis e pela revolta juvenil em França. Com o lema “Estudar ou sobreviver?”, os manifestantes contaram com o apoio da Juventude Comunista da Grécia (KNE) e do Syriza. “Isto não pode continuar”, diziam a partir do pódio improvisado, num discurso de indignação que parece repetir-se em grande parte do subcontinente europeu.


Martín Cúneo é jornalista e fundador do El Salto. Artigo publicado a 18 de outubro de 2026 em El Salto