Voltar ao site

Deputados pressionam Biden para tomar providências sobre Bolsonaro

17 de janeiro de 2023

No dia 12 de janeiro, 46 congressistas estadunidenses assinaram uma carta endereçada ao presidente Joe Biden, em que pedem a revogação do visto do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No documento, os deputados pedem uma investigação sobre "qualquer ação tomada em solo americano para ajudar a insurreição" do dia 8 de janeiro".

Bolsonaro deixou o país antes do fim de seu mandato, entrando no país como Chefe de Estado, ele ainda possuía o visto A-1, destinado a funcionários do governo. Como não ocupa mais nenhum cargo, ele tem 30 dias até o vencimento de seu visto. Agora, os deputados pedem a revogação do visto concedido e uma reavaliação de status legal para permanecer no país.

Na carta, os deputados argumentam que:

"Dois anos atrás, os EUA enfrentaram um ataque semelhante à nossa democracia. Conhecemos em primeira mão o impacto — imediato e de longo prazo — quando funcionários do governo subvertem as normas democráticas, espalham desinformação e fomentam o extremismo violento"

Desde o dia do ataque golpista em Brasília, alguns deputados tem se manifestado a favor da extradição de Bolsonaro. Um deles, Joaquin Castro, deputado pelo Texas, foi quem articulou a carta enviada no último dia 12. Ainda no dia 8, ele já dizia que Bolsonaro " é um homem perigoso. Deveriam mandá-lo de volta para seu país natal, o Brasil".

Na carta os congressistas ainda dizem que "O ataque ilegal e violento em 8 de janeiro contra as instituições do governo brasileiro foi construído sobre meses de invenções pré e pós-eleitorais do Sr. Bolsonaro e seus aliados, alegando que a eleição presidencial de 30 de outubro havia sido roubada" e apelam para uma cooperação nas investigações por parte do governo estadunidense.

 

Informações retiradas de BBC News Brasil e Brasil de Fato.