Tradução: Equipe Radar Internacional
Cuba, Venezuela e todos os países soberanos têm o direito à autodeterminação. É totalmente ilegal, tanto sob a lei nacional quanto internacional, que o governo Trump tenha invadido e sequestrado o chefe de Estado da Venezuela, e agora ameaça fazer o mesmo com Cuba. Essas ameaças e mentiras contra Cuba são os episódios mais recentes na sórdida história de violência imperialista que os EUA têm cometido na América Latina
Nosso governo está manipulando a opinião pública para fabricar um consenso que justifique mais uma tentativa de tomar o poder no país socialista, roubar seus recursos para se enriquecer e nos distrair da incapacidade de sua própria administração de governar efetivamente em casa. Cuba apoia a Venezuela contra a agressão imperialista dos EUA. Nós, nos unimos aos cubanos em seu luto pelos 32 membros de suas forças armadas e policiais que deram suas vidas para tentar impedir o sequestro do presidente Maduro e da primeira-dama Cilia Flores em 3 de janeiro.
Durante 65 anos, os Estados Unidos tentaram, sem sucesso, impor uma mudança de regime em Cuba. Quando os esforços militares falharam, Washington criou um bloqueio econômico devastador que ainda hoje prejudica a economia cubana e empobrece milhões de pessoas. A escalada da guerra de Trump e Rubio contra a Venezuela restringe ainda mais o acesso já limitado de Cuba a recursos vitais como o petróleo, aprofundando uma crise econômica contra o país que luta para sobreviver.
Por gerações, o povo cubano sofre o bloqueio draconiano dos EUA, e nós, nos EUA, também sofremos com a falta de acesso aos avanços médicos cubanos de renome mundial, como o NeuroEPO para Alzheimer e a vacina contra o cancêr de pulmão CIMAvax, que poderiam melhorar a vida de milhões de americanos. A DSA se soma a maioria dos estadunidenses, que exigem livre circulação, comércio e cooperação com Cuba, a remoção de Cuba da lista de Estados patrocinadores do terrorismo e o fim do bloqueio cruel e ilegal dos EUA.
Cabe aos povos de Cuba e da Venezuela decidir como serão governados, e não a Marco Rubio. Exigimos o fim de toda agressão dos EUA na América Latina, seja ela militar ou econômica. Os EUA devem respeitar a soberania cubana e venezuelana, o que inclui o retorno do presidente Nicolás Maduro e da primera-dama Cilia Flores à Venezuela. Nossos líderes devem fazer o que o povo americano deseja: buscar a paz, a diplomacia e a normalização das relações com Cuba e a Venezuela.