Em defesa do boicote às universidades israelenses

TRADUÇÃO
SOFIA SCHURIG

Além das universidades de Israel ajudarem a desenvolver armas usadas contra os palestinos, elas também legitimam as ações de uma nação que se tornou um pária internacional. Elas merecem ser boicotadas - assim como todas empresas sionistas.

Israel matou trinta e seis mil pessoas em Gaza, incluindo quinze mil crianças, e feriu oitenta mil. Dez mil palestinos estão atualmente desaparecidos. Apesar disso, o apoio à guerra permanece forte entre o público israelense, dois terços dos quais aprovam o conflito em curso; a maioria gostaria que o governo estendesse a luta para o Hezbollah no norte do país, onde os confrontos entre os beligerantes forçaram mais de sessenta mil israelenses a evacuar.

Na fronteira com Gaza, vigilantes de extrema direita se organizaram para impedir que a ajuda chegue a mais de dois milhões de palestinos, que, segundo a Organização Mundial da Saúde, estão em risco de fome. O foco principal dos protestos antigovernamentais que ocorreram em Israel tem sido o fracasso da administração de Benjamin Netanyahu em trazer de volta os reféns capturados pelo Hamas em 7 de outubro. Essas objeções, na medida em que podem ser tratadas como tal, não chegam nem perto de reflexões sobre as causas da guerra em curso, ou uma admissão de culpa pelo genocídio.

Nesse contexto, Boycott Theory and the Struggle for Palestine: Universities, Intellectualism and Liberation, um livro recentemente publicado pelo ativista-acadêmico Nick Riemer, não poderia ser mais oportuno. Fundado em uma análise histórica sólida sobre os detalhes do boicote às instituições acadêmicas israelenses, o livro de Riemer faz um caso convincente de que, em vez de tratar as universidades israelenses como centros neutros de aprendizado, os acadêmicos devem responder ao chamado da sociedade civil palestina para boicotá-las. Boycott Theory apresenta os argumentos comuns contra o boicote e oferece refutações contundentes. O livro arma o leitor com as ferramentas não apenas para defender o boicote contra seus críticos conservadores e liberais, mas também para a libertação palestina.

Os argumentos contra o boicote às universidades israelenses derivam, Riemer argumenta, de uma crença unilateral na importância das instituições educacionais que raramente é aplicada aos palestinos. Ignorado por esses argumentos está o quanto as universidades israelenses prejudicam a educação palestina. Riemer começa seu estudo detalhando a intencional desarticulação ou desmantelamento de todas as formas de educação palestina. Na Cisjordânia, as vidas e direitos de professores, administradores e estudantes são interrompidos por postos de controle que transformam suas rotinas diárias em percursos de obstáculos.

É, nos conta Riemer, comum um estudante ser detido nesses postos de controle por tanto tempo que perde as aulas ou exames para os quais se preparou. Professores frequentemente têm que lidar com autoridades que cortam a eletricidade arbitrariamente. Professores palestinos são frequentemente negados vistos para viajar para pesquisas ou para participar de conferências. Acadêmicos de fora de Israel-Palestina têm negado o direito de visitar. As próprias escolas são rotineiramente invadidas pelas Forças de Defesa de Israel, pela polícia e pela Autoridade Palestina. A austeridade, consequência da ocupação, faz com que os prédios de escolas e universidades frequentemente caiam em ruínas. A lista de abusos do direito à educação parece interminável.

“Escolas e universidades palestinas fornecem um elo crítico entre educação e emancipação”: este, segundo Riemer, é o principal motivo pelo qual Israel está tão ansioso para reprimi-las. Essas instituições poderiam potencialmente oferecer um desafio a um poder colonial comprometido em recontar a história de sua própria fundação. Mas em 2011, o Knesset de Israel aprovou uma lei que deu ao ministro das finanças do país o poder de reter fundos de instituições que questionem o mito da fundação de Israel como um estado democrático. Efetivamente, isso significou proibir todos os esforços para tratar a criação de Israel em 1948 como um ato de limpeza étnica em massa, bem como a criminalização do Dia da Nakba (15 de maio), em que os palestinos lamentam seus mortos e deslocados.

O antipalestinismo não é uma característica acidental da política educacional israelense, mas é “plano central.” Não apenas os campi são rotineiramente invadidos e professores e alunos detidos pelos militares, mas o exército frequentemente posiciona campos de tiro ao lado dos campi. As universidades israelenses são, segundo Riemer, parte de um aparato estatal fortemente militarizado — na verdade, suas pesquisas contribuem diretamente para a invenção de armas e táticas militares.

Uma crítica comum ao boicote às instituições israelenses é que ele impede um “diálogo” que de alguma forma resolveria essas desigualdades e injustiças. Mas há algo profundamente desagradável nessa ideia, argumenta Riemer. Tal foco no diálogo cria uma política que concebe seu objetivo final como a promoção do entendimento mútuo, em vez de acabar com a opressão.

Críticos do boicote cultural frequentemente dizem: “Por que singularizar Israel?” Essa questão desvia a atenção das ações de Israel, que merecem censura. O boicote a Israel não é simplesmente uma posição moral, mas a resposta a um movimento organizado dentro da Palestina que vê tais esforços como parte integrante de uma luta mais ampla pela libertação. “Os próprios palestinos estão pedindo diretamente ao mundo por solidariedade”, escreve Riemer; a “campanha energética e crescente surgiu em resposta” a esses pedidos.

Nas seções finais do livro de Riemer, ele escreve que as universidades ao redor do mundo estão sendo cada vez mais caracterizadas por normas de enclausuramento físico e ideológico apoiadas por práticas autoritárias e repressivas que as estão transformando cada vez mais em pequenas Israels. As autoridades universitárias, e os interesses financeiros e comerciais que elas em grande parte servem, são tipicamente ou apoiadores abertos do sionismo israelense ou completamente silenciosas diante do apartheid israelense.

“Essas palavras, escritas antes da onda de acampamentos nos Estados Unidos, soam mais verdadeiras do que nunca.”

O efeito dessa censura é restringir não apenas a liberdade de expressão, mas despolitizar as universidades. Isso é especialmente prejudicial porque o ensino superior permanece, apesar de sua deriva neoliberal, uma das poucas instituições na sociedade que oferece um desafio às visões dominantes da Direita. A percepção central de Boycott Theory é que é crucial não perder de vista a função política da educação. Ela pode servir como um meio de legitimar um regime empenhado em limpeza étnica, como é o caso em Israel, ou como um espaço onde essas formas de opressão podem ser criticadas, como seria o caso na Palestina se suas instituições educacionais pudessem funcionar livremente. Boicotar permanece a maneira mais eficaz de deixar claro essa contradição em que a liberdade israelense é predicada na supressão da liberdade palestina.

 

Sobre os autores

DAVID PALUMBO-LIU

é professor de literatura comparada na Universidade de Stanford.