Morena e partidos progressistas do México apoiam manter ajuda humanitária a Cuba

Imagem: Reprodução Nueva Sociedad

Aliança governista reafirma princípios de solidariedade internacional e política externa soberana diante das ameaças de Washington à ilha caribenha.

Os grupos parlamentares do Morena, do Partido Trabalhista (PT) e do Partido Verde Ecologista do México (PVEM) no Senado apoiaram, por meio de uma declaração conjunta, a posição da presidente Claudia Sheinbaum de manter a ajuda humanitária ao povo cubano em meio às ameaças e agressões dos Estados Unidos na América Latina.

Os partidos afirmaram que defender “nossa soberania e nosso direito de nos solidarizarmos com os povos do mundo” é um princípio inegociável. Prestar ajuda humanitária significa defender o direito internacional, os princípios estabelecidos na Carta das Nações Unidas e os valores universais, salientaram.

Os partidos reafirmaram também os princípios da política externa do México: a defesa da soberania e da livre autodeterminação dos povos, a promoção do diálogo e da resolução pacífica de conflitos, bem como a manutenção da cooperação e do apoio mútuo para o bem-estar dos nossos povos e a resolução de problemas comuns.

Em nota, o PT reiterou que a solidariedade internacional e o apoio humanitário ao povo cubano são princípios constitucionais que guiam a política externa do México.

Os legisladores da aliança “Juntos Continuamos Fazendo História” lembraram que o povo mexicano tem uma longa tradição de solidariedade com os povos do mundo, particularmente com os de Cuba — “uma atitude de solidariedade presente desde o nascimento do México como nação independente e que tem raízes na parte mais profunda da vocação do nosso povo”.

Do Senado da República, como representantes populares e colaboradores na definição da política externa do Estado mexicano, eles se uniram em torno da chefe do Poder Executivo por sua determinação em manter a ajuda humanitária à ilha.