Nota do Nuevo Perú: "Rechaçamos o ingresso das tropas dos Estados Unidos"

No dia 2 de junho os companheiros do Nuevo Perú por el Buen Vivir, organização política que tem relações com o PSOL no Brasil, publicaram uma nota denunciando as relações do regime político dirigido por Dina Boluarte - desde que se deu o golpe contra o presidente Pedro Castillo em 7 de dezembro de 2022 – com as forças militares dos EUA.

Segue a versão da nota em português, traduzida pela equipe do Radar Internacional:

 

Rechaçamos o ingresso das tropas dos Estados Unidos

O Nuevo Perú por el Buen Vivir rechaça o ingresso em nosso território nacional de um total de 1237 integrantes das FFAA dos Estados Unidos, que permaneceram ao longo de todo o segundo semestre de 2023, autorizado pelas Resoluções Legislativas nº 31757 e nº 31758, feitos pela ditadura de Dina Boluarte e tendo como cumplice o Congresso entreguista.

É um ato de subordinação e abandono da soberania nacional. Esta decisão é uma provocação e uma intimidação a expressão democrática e popular de uma nova mobilização ao longo do mês de julho. Recordamos a decisão do Poder Judicial que manifestou que no Peru “não existe o direito de protestar”, além da intimidação de Alberto Otarola indicando que “não haverá nenhuma tomada do controle de Lima”.

Mesmo com o governo de Lula da Silva do Brasil suspendendo a venda de armas ao Peru e existindo um repúdio internacional as violações de direitos humanos e assassinatos cometidos em nosso país, a general Laura Richardson - chefe do Comando do Sul dos Estados Unidos - afirmou sem nenhum escrúpulo que a América Latina tem importantes recursos naturais, água e minerais importantes para os interesses norte-americanos. Ela ainda destacou que era necessário deter o avanço da China na região e que o “triangulo do lítio”, que fazem parte Argentina, Bolívia e Chile, representa 60% das reservas mundiais e não podem estar nas mãos de seus adversários.

No Peru, lamentavelmente temos normalizado o ingresso das tropas norte-americanas. O contexto político nacional e internacional desvela que estamos em tempos complexos e de crises, razão maior para manifestar que de nenhuma maneira podemos aceitar as tropas norte-americanas em nosso território e exigimos sua retirada. Dina Boluarte e Otárola pedem reforços e tecnologia moderna para reprimir o povo.

Levantaremos nossa voz e em todas as manifestações diremos:

 

Fora yankees do Peru!

Abaixo a ditadura e seu entreguismo repressivo e vendedor da pátria!

Por paz com justiça social para a América Latina!