Partidos de Esquerda e Centro-esquerda lançam carta unitária em reação ao resultado das eleições francesas ao Parlamento Europeu

Na noite de ontem (10 de junho), partidos e organizações de esquerda da França lançaram uma nota conjunta chamando à unidade e apontando para um trabalho comum nas eleições legislativas. As eleições foram convocadas por Macron após dissolver o parlamento, com o forte resultado da extrema-direita de Marie Le Pen nas eleições ao Parlamento Europeu que se encerraram no dia 9 de junho.

A nota dos partidos de esquerda e centro-esquerda vem após manifestações em várias cidades e na mídia francesa que enfatizam a necessidade da unidade para derrotar a extrema direita nas eleições que foram antecipadas.

 

A equipe do Radar Internacional traduziu na íntegra a carta.

Segue o texto:


Dissolução da Assembleia Nacional

Alguns dias para concretizar a Frente Popular

 

10 de junho de 2024

Reunimo-nos hoje para fazer frente a situação histórica do país após os resultados das eleições europeias e a dissolução da Assembleia Nacional.

Apelamos à formação de uma nova frente popular que reúna de forma inovadora todas as forças humanistas, sindicais, associativas e cívicas de esquerda. Queremos apresentar um programa de rupturas sociais e ecológicas para construir uma alternativa a Emmanuel Macron e combater o projeto racista da extrema-direita.

Em cada circunscrição eleitoral, queremos apoiar candidaturas únicas desde a primeira volta. Estes serão portadores de um programa de ruptura, que detalha as medidas a tomar nos primeiros 100 dias do novo governo da frente popular. O nosso objetivo é governar para dar resposta às questões urgentes da democracia, da ecologia, do social e da paz.

Fazendo eco do apelo lançado esta noite pelos sindicatos e pelos jovens, apelamos a que as pessoas se juntem à mobilização e se manifestem massivamente. Queremos construir esta nova frente popular com todas as forças que partilham esta ambição e esta esperança.

Assinam:
Os ecologistas
A França Insubmissa
O Partido Comunista Francês
O Partido Socialista

Com Praça pública,

Geração⸱s,

GRS

Lista aberta para assinatura!