Peru: Frente de Esquerda vai disputar próximas eleições

Nota da redação

No último dia 15 de agosto, em uma conferência de imprensa conjunta, os partidos de esquerda “Nuevo Peru” e “Voces del Pueblo” anunciaram a construção da “Venceremos”, uma aliança eleitoral que buscará unificar a esquerda e os movimentos sociais na disputa das próximas eleições peruanas.

As eleições nacionais do Peru estão previstas para acontecer em 12 de abril de 2026. E, caso realmente sejam realizadas, finalmente marcarão o fim do atual governo ilegítimo, chefiado por Dina Boluarte.

Boluarte era a vice na chapa do ex-presidente Pedro Castillo, deposto em 2022 pelo parlamento peruano, e que segue desde então como um verdadeiro preso político no país, depois de sucessivas renovações de prisões preventivas.

A atual presidente ilegítima foi eleita numa chapa presidencial de esquerda, mas para se manter no poder se aliou aos setores mais reacionários e corruptos do Congresso Nacional peruano, inclusive os ligados à Keiko Fujimori, filha do último ditador peruano.

Inclusive, apoiado pela direita e a extrema direita peruanas, o atual governo acaba de aprovar uma lei que anistia os crimes contra os direitos humanos, praticados por agentes do Estado durante a ditadura sangrenta de Alberto Fujimori.

Nenhuma surpresa, afinal o atual governo sempre se caracterizou por realizar uma duríssima e criminosa repressão aos inúmeros protestos dos movimentos sociais peruanos, colecionando dezenas de mortes e prisões de lideranças populares.

A construção da Frente de Esquerda “Venceremos” é uma boa notícia para os que lutam pela preservação dos direitos sociais e democráticos na América Latina. Esta nova alternativa merece o apoio e a solidariedade da esquerda e dos movimentos sociais latino-americanos.

Informações:

Nuevo Perú