Vice-presidente da Colômbia toma posse como ministra da Igualdade e Equidade

Pasta foi criada pelo governo do presidente Gustavo Petro e tem como objetivo 'garantir a igualdade e eliminar a discriminação'

A vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, tomou posse como ministra da Igualdade e Equidade nesta sexta-feira (30/06), no departamento de La Guajira.

“Hoje da raiz de quem sou, do que represento, assumo este compromisso de liderar o Ministério da Igualdade e Equidade, para que juntos sejamos capazes de mudar essas tristes histórias de dor por todo o território nacional”, disse a dirigente.


O Ministério, criado pelo governo de Gustavo Petro é fundado pela Lei 2.281 de 2023, que "dirigirá seus esforços para garantir o direito à igualdade e a eliminação da discriminação, com foco especial em pessoas, povos, comunidades e territórios historicamente marginalizados e excluídos, usando enfoques de direitos, gênero, diferencial, etnia , racial, interseccional e territorial”.

Segundo Márquez, este é "um Ministério como nenhum outro no mundo, que atenderá às necessidades do presente, mas também estará atento às carências do futuro".

A criação da ´pasta de igualdade na Colômbia absorve alguns conselhos relacionados, como o Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar, o Conselho Presidencial da Mulher, e o Conselho Juvenil.

Segundo o governo colombiano, a entidade terá um importante espaço regulatório dentro do Plano Nacional de Desenvolvimento 2023-2026, participando de programas como Água é Vida, Juventude em Paz e Combate à Fome.