Por Yuri Ferreira
Via Revista Fórum
Neste sábado (16), apoiadores do presidente Javier Milei, incluindo influenciadores digitais, dirigentes do partido La Libertad Avanza e funcionários ligados ao governo, criaram uma milícia política de extrema direita chamada "As Forças do Céu". O objetivo declarado do grupo é apoiar a administração de Milei e impulsionar seu projeto político em todo o país através de um braço armado.
Daniel Parisini, influenciador conhecido como "Gordo Dan", descreveu o movimento como o "braço armado de La Libertad Avanza". Em um púlpito com estética fascista - utilizando inscrições em latim ao modo Mussolini -, Parisini destacou que o grupo se apresenta como a "guarda pretoriana do presidente Javier Milei".
Com os lemas "Deus, pátria e família" e "Propriedade e liberdade", ele enviou uma mensagem de fidelidade ao líder libertário: "Somos os seus soldados mais leais, aqueles que estiveram desde o começo e estarão até o fim."
O movimento se arma antecedendo as eleições legislativas em outubro de 2025 na Argentina, em que diversas cadeiras no Senado e na Câmara de Deputados estarão em disputa. O pleito pode decidir a continuidade do mandato de Javier Milei, que tem no legislativo a sua principal oposição.