Irlanda do Norte: Sinn Féin vence eleições locais pela primeira vez

 

Nacionalistas obtêm 144 vereadores e ultrapassam os unionistas, que mantêm os mesmos 122 que em 2019. Michelle O'Neil exige aos unionistas que ponham fim ao boicote à formação do governo.

 

O Sinn Féin tem razões para festejar este fim de semana na Irlanda do Norte. Depois de se ter tornado no maior partido na eleição legislativa do ano passado, conquista agora pela primeira vez a liderança nas eleições locais. Passou dos 105 vereadores eleitos em 2019 para 144, ultrapassando os unionistas do DUP, que mantiveram os 122 eleitos de há quatro anos. Em terceiro lugar ficou a Alliance, que conquistou 67 vereadores, mais 15 do que na anterior eleição.

O resultado dos votos pela primeira preferência deu 30,9% ao Sinn Féin (+7,7%), 23,3% ao DUP (-0,8%), 13.3% à Alliance (+1,8%), 10,9% aos unionistas do Ulster (UUP, -3,2%) e 9,7% aos sociais democratas e trabalhistas (SDLP, -3,3%). A participação eleitoral foi de 54% do total de 1,38 milhões de eleitores chamados às urnas em 11 localidades. Ao todo, os partidos pró-nacionalistas conseguiram uma vantagem de 19 mil votos face aos unionistas.

"Estes resultados eleitorais são uma confirmação positiva da mensagem do Sinn Féin de que os trabalhadores, as famílias e as comunidades devem ser apoiados e de que o bloqueio de uma nova assembleia por um partido deve terminar agora", afirmou Michelle O'Neill, vice-presidente do Sinn Féin. Esse boicote dos unionistas que tem impedido O'Neill de se tornar primeira-ministra da Irlanda do Norte, no âmbito da partilha de poder definida nos acordos de paz, foi justificado com a insatisfação com o resultado das negociações comerciais do Brexit e colocou o território num impasse político sem fim à vista. Para a líder do Sinn Féin na Irlanda do Norte, "o ónus está agora nos governos britânico e irlandês para se juntarem e concentrarem os seus esforços no imediato restabelecimento do Executivo e da Assembleia", pois "o boicote da Assembleia não pode continuar e um Governo tem de ser formado".

A intransigência dos unionistas foi agora penalizada nas urnas a nível local, com o Sinn Féin a atrair eleitorado do SDLP. Mas nem tudo são más notícias para o DUP, que também beneficiou da transferência de voto do campo unionista, permitindo-lhe segurar o número de eleitos de há quatro anos e reforçar a posição de liderança desse campo político.